terça-feira, 6 de maio de 2008

Soprando as velinhas

O inverno também traz o meu aniversário.
Eu adoro comemorar.
Desde criança eu sempre gostei de festas de aniversário.

Mas o inverno me deixa melancólica e nostálgica. Então, fui ver os vídeos das minhas festas infantis.

Não me importo de envelhecer. Eu comemoro a vida.
Acho justo, depois de tudo o que fazemos, nos acrescentarem mais um ano.
Mais um, menos um. Seja lá como for.
Tudo tem conseqüência, e a nossa é envelhecer a cada ano em que fazemos tudo o que fazemos.

Enfim, eu gosto de aniversários.
Mas eles têm perdido um pouco a graça.

Assistindo aos vídeos, vi o que mudou nas comemorações. Quando eu era criança, mal falava com os convidados. Acho que não conhecia metade daquelas crianças direito. O tempo vai passando e a gente vai ajudando a fazer a lista, o que facilita muito.
Hoje eu curto mais minhas festas, arrumo a decoração, recebo as pessoas, nem me importa tanto os presentes.

Uma coisa só me tocou muito naqueles vídeos.
Antes, eu não alcançava a mesa do bolo.
Não conseguia soprar as velas.

Minha mãe, então, me pegava no colo. Me fazia bater palmas junto. Me ajudava a soprar.

Faço 21 anos em dez dias.
Eu nem caibo mais no colo da minha mãe. Ela nem tem força para me levantar.
Nunca mais.

Eu não me importo em envelhecer, nem com as responsabilidades que a idade traz.
Mas queria que, naquela hora, ainda pudessem me levantar no colo.
Eu regrido em toda hora de parabéns para mim.

Ontem, vendo os vídeos, me dei conta disso. Ninguém mais vai poder me levantar no colo para que eu alcance o bolo.
Eu alcanço sozinha.
O bolo é mais baixo do que eu.

Essa é a única melancolia no meu aniversário.
A certeza de que vou seguir sozinha soprando as velinhas.

2 comentários:

max delazeri disse...

ouve o canalwebufrgs.blogspot.com
a rádio que a gente fez aqui na fabico ehhehe
bjs

Anônimo disse...

Ninguém gosta mais de aniversário do que tu!

E o Auã de cogumelos do aniversário!

Bjssssss