quarta-feira, 21 de maio de 2008

A escuta que não ouvia

Na hora de dormir, um dia desses, minha irmã voltou a comentar uma história antiga comigo.

Quando eu tinha uns cinco anos, mais ou menos, já estava patinando.
Meu professor me corrigia porque eu girava para um outro lado.
Minha mãe começou a reclamar porque eu estava vendo televisão com um volume muito alto, e muito de perto.

E eu nem entendia muito o porquê de tudo aquilo.

Foi quando minha irmã foi ao médico porque tinha problemas respiratórios, se eu não me engano.
Eu fui junto.
O doutor perguntou "e essa aqui, como está?". Minha mãe respondeu falando sobre o volume da televisão.
Ao examinar meus ouvidos, parece que o médico até se assustou.

Não vou saber descrever o que era meu tímpano naquele momento.
Sei que eu estava com 55% da audição prejudicada.
Mais um pouco e aquela otite me levava à um tanto de surdez.

Problemas no ouvido prejudicam o equilíbrio, também.
Por isso eu girava pro lado errado. Eu ia para onde conseguisse.
Sempre soube que a culpa não era minha.

Depois de duas cirurgias, drenos e tampões para poder tomar banho de mar, aqui estou eu, ouvindo plenamente.

No dia em que a minha irmã comentou disso, me dei conta de muitas coisas.
Quando parei de patinar, eu fazia os melhores "currupios" da minha categoria.
Tinha uma facilidade incrível para girar.

O tempo foi passando, eu entrei na faculdade de jornalismo e meu segundo estágio é na rádio-escuta.

Hoje, eu passo ouvindo rádio quatro horas por dia.
Quatro horas de programação.
Meu trabalho depende do quanto eu ouço.

Logo eu, que ouvia só um pouco mais de 40% das coisas.

A ironia do destino sempre me surpreende.

***

- Hoje tu ouve muito bem, né Aloha? Que doidera.
- Sim, eu ouço tudo. Ouço até bem mais do que eu queria.

...e as risadas pararam para que as duas pudessem dormir.

4 comentários:

Luana Duarte Fuentefria disse...

bah! eu tenho ouvido de tuberculoso também. deve ser por isso que o fabiano nos contratou.

mas, se ele soubesse desse teu passado negro, tu não seria uma radioescutana hoje. hehe

* um obs nada a ver: quero mais bolooo!!!

Anônimo disse...

e com a tatzie por perto, não tem como ouvir o que não quer.. HEHEHEHe

e sim, as ironias do destino que movem moinhos (filosofe!)

Blog da Escuta disse...

ô Aloha!

Escondendo o blog? Divulga pra nós. Quer que eu te linque no blog da Escuta? Achei teu endereço no blog da Luana. E dou a sorte de encontrar teu blog justo no post sobre a Escuta.

Que ironia, mesmo? Ainda bem que tu chegastes e já saiu com um radioescutana de mão cheia! Ou seria de ouvido cheio?

Legal teu blog, li alguns posts. Tu tens muita sensibilidade!

Abração!

Fabiano

Anônimo disse...

Quem diria né? Coisinha que + escuta da mãe... Mas aqui em casa todos são, na verdade, grandes "escutadores". Quem conhece a Tatzie sabe do que eu estou falando, hahahahaha
Bjsssssss