segunda-feira, 14 de abril de 2008

O atraso

Eu nasci na época errada.
Fato. Fato quase comprovado cientificamente.
Eu não acredito que me atrasei para chegar.

Olho em volta e vejo o mundo em que me encontro. Vejo a vida que levo e para onde tudo o que eu faço está me encaminhando. Vejo as horas passarem, não comigo e sim por mim. Assim, me passam na frente, me escapam entre os dedos como a água fria da torneira.
Vejo as estações do ano se confundindo sem saber se devem ser quentes ou frias.
E as pessoas igualmente confusas sem saber se devem ser quentes ou frias. Boas ou más. Santas ou pecadoras.
Por mim, passam as novidades que já ultrapassam todas as recém lançadas.
E as notícias que repercutem não têm quase relevância, enquanto que os assuntos que dominam as minhas rodas são os mais inúteis.

Sinto saudade do que eu não vivi.
Invejo tudo o que me contam sobre um tempo que não é meu, e que nunca poderá ser.

Houve um período de menos conformismo, de medos mais consistentes, de lutas mais dignas.
Aliás, um período de dignidade.
Um lugar onde se comprava com menos dinheiro, onde se esquentava com menos roupa, onde as compras duravam e não precisavam ser postas fora.
Onde nem tudo era esteriotipado. A mistura é que dava o tom.
Os grupos se formavam naturalmente e não por necessidade de pertencimento. E mais! Quem fazia parte não precisava ter pensamento, roupa e fala igual. Havia mais elasticidade na aceitação.
E a ironia era pensada não como máscara para insegurança. Não era usada pelos maus, ou para fazer mal. Era uma prova de inteligência entender uma ironia. Era para ultrapassar barreiras. Era para sobreviver.
Podia-se chamar algo de questão ética. Havia ética!
Hoje uma palavra perdida em algumas cabeças confusas.
Será que tenho?Será que devo ter?

Eu queria poder sair na rua sem pensar que algo ruim vai acontecer. Eu queria poder entrar numa estrada e pensar que ela vai ter um trânsito fluente de carros. Queria chegar na minha casa de praia e ver o velho muro pequeno, com um portão fácil de abrir, sem alarme.

Me aprisionaram em uma época que não me pertence.

Não entendo porque a mentalidade humana regrediu. Vejo uma geração sem motivos para estar cansada. Ninguém nos repreende de verdade. Podemos falar mais, escrever mais, saber mais. Ainda assim, o que se vê, lê e ouve hoje é a prova da fadiga mental.

Paramos no tempo ao achar que éramos espertos demais e estávamos evoluindo.

Agora ninguém sabe o que é, o que quer, aonde vai. Só se vê o tempo passando, de longe da janela para não correr perigo. Perigo de doença, de morte, de vida, de frio.
Tudo se perdeu.

E eu, logo eu, que era tão certa nos horários, me descubro atrasada para os compromissos, atrasada nas idéias, atrasada nas visitas.
Descubro, então, que o motivo é lógico.
Atrasei na hora de nascer.
Vivo correndo atrás do prejuízo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha.
Começo rindo pelo simples fato de ter vergonha de escrever. Vergonha por você escrever tão bem, conseguir organizar perfeitamente as idéias e as palavras... e mais, lê isso:

"E eu, logo eu, que era tão certa nos horários, me descubro atrasada para os compromissos, atrasada nas idéias, atrasada nas visitas.
Descubro, então, que o motivo é lógico.
Atrasei na hora de nascer.
Vivo correndo atrás do prejuízo."

Conversavamos sobre os ruins...

Anônimo disse...

...poemas nos ônibus,

Esse pequeno trecho que fiz questão de utilizar o clássico "crtl + c e crtl + v" pode ser um principio da revolução, desses poemas!

(tinha terminado o comentário de outra forma, porém, o blogger nao públicou. De qualquer forma, a idéia é mais ou menos essa)

E sim, sou fã dessa mulher e dos textos dela. E tenho dito!

Ursula Boeck disse...

Que lindo, que profundo,que certo!Amada afilhada,acho que tu não está atrasada, tu nasceu na hora certa.Pque o mundo precisa de pessoas como tu exatamente nesta época, onde tudo se fala e nada se diz... Aí tu vem chegando,de mansinho e... diz simplesmente TUDO que todos precisam ouvir. Te amooooooooooooo e morro de orgulho de ti.

max delazeri disse...

sua chaaaaataaaa!
saudade! eheheh
agora eu tb tenho blog..
e o teu já ta na minha lista de favoritos...
bjs